Cróton

Cróton

Já que estou apresentando “meus mato” kkkk, essa é a cróton, folhagem bem comum em projetos de paisagismo por oferecer variações de cor e bastante resistência. Plantada direto na terra vira uma árvore não muito alta.

Não sei porquê sua coloração varia. Tudo começou quando minha professora de desenho chegou na sala distribuindo folhas de cróton para que fossem pintadas, elas variavam de verde, passando por amarelo, vinho e até um quase preto. Bem no meio do desenho ao longo dos dias minha folha morreu. Tive então que caçar na faculdade de onde a professora tinha tirado aquelas folhas, até que encontrei bem debaixo do meu nariz. As plantadas ao centro eram vinho, meio verdes e amarelas e as do canto eram iguais à minha, quase pretas com os veios laranja avermelhado.

Peguei um galho, distribuí algumas folhas e fiquei com uma folhinha no galho que, por precaução, coloquei na água. E não é que quando fui ver tinha raiz?! Foi plantada e assim foi ficando.

As folhas nascem verde claras, meio frágeis a muito sol ou frio intenso, vão escurecendo e ficando fortes. No início do ano passado, mesmo nem tendo meia dúzia de folhas já deu um galho de flor. A folha original caiu há um mês, ficou laranja no final. Ela também exige terra, pede vasos cada vez maiores e nunca se pode trocar uma planta de vaso sem colocar a terra dela junto. Se trocar de terra ela pode morrer (já perdi duas patas-de-vaca assim :/ )

Deixe um comentário

